terça-feira, 29 de dezembro de 2009

CERTAS COISAS NÃO TEM VOLTA.


Devemos sempre estar atentos para evitar o que pode acontecer quando nos defrontamos com certas situações que exigem muita capacidade de raciocínio e muito tirocínio, para que não façamos alguma bobagem ou tomemos certas atitudes das quais talvez venhamos a nos arrepender depois. Sempre é mais difícil reconquistar algo perdido, do que conquistar algo de novo, pois certas coisas depois que passam, não voltam jamais.
A esse respeito, li um pensamento, de L´Inconnu, que considero uma das maiores verdades desta vida, vejam:
"Existem quatro coisas na vida que não se recuperam:
a pedra, depois de atirada; a palavra depois de proferida;
a ocasião, depois de perdida e o tempo, depois de passado".
Se atirarmos uma pedra, seja o próprio artefato, ou palavras imponderadas, ou mesmo atitudes impensadas, nunca mais as recuperaremos. Por essa razão, antes de ofendermos alguém, ou lançarmos acusações infundadas, deveremos sempre analisar profundamente a questão, pesando na balança o que deve haver de justo ou injusto naquilo que vamos fazer, sem nos deixarmos levar por influências alheias, que queiram direcionar nossa maneira de pensar, sempre procurando seguir o caminho apontado por nossa intuição, por nossa decisão.
Existem certas palavras ou atitudes que, por serem injustas, magoam muito profundamente a "vítima" de nossas acusações ou atitudes de perseguição.
Por essa razão, sempre cabe uma ponderação, pois nada justifica procurarmos prejudicar outrem no desempenho de seu trabalho. Se não gostamos de uma pessoa, ou se deixamos de apreciar a presença de alguém, basta que evitemos sua presença.
Muitas vezes, no calor de uma discussão, dizemos palavras ásperas, e até ofendemos alguém. Depois, ao vermos que nos precipitamos, é tarde demais, o mal já está feito, e sempre será mais uma pedrinha no muro que poderá afastar esse alguem.
Perdem-se boas amizades por atitudes irrefletidas. Certas coisas ditas não mais são esquecidas. Há que se refletir antes de agir, antes de dizermos palavras mais ásperas ou ofensivas. Ou mesmo certas atitudes com relação a alguém, tomadas irrefletidamente. Por que nos deixamos levar por determinadas opiniões? Por que não pensamos melhor antes de nos afastarmos de alguém? Muitas vezes tentamos voltar atrás, mas a porta já foi fechada, não existindo mais possibilidade de se reatar uma relação. Por essa razão, sempre é preciso uma reflexão antes de quaisquer atitudes tomadas em ocasiões erradas. Sempre precisamos pensar que nossas atitudes poderão ter consequencias.
Da mesma maneira, devemos sempre examinar bem certas oportunidades que surgem em nossa vida, antes de jogarmos fora um projeto, antes de desprezarmos uma possibilidade de mudança. Quem sabe não estará lá sua grande chance para uma "virada de mesa"?
Em nossa vida, muitas vezes deixamos passar grandes oportunidades, por termos medo de encarar uma mudança. Até mesmo na vida sentimental, quando encontramos "aquela" pessoa que irá causar uma modificação muito grande em nossa vida e que preferimos deixá-la partir, por interferência de terceiros e não deveríamos tê-lo feito.
Depois, nos arrependemos por ter desprezado essa oportunidade de ser feliz. Mas a ocasião foi perdida, e o tempo já passou.
Então, dessa linda mensagem, tiramos um grande ensinamento que se resume na grande necessidade que existe de sempre usarmos de muita ponderação em nossas atitudes, pois as pedras que atirarmos sobre alguém, poderão ser atiradas de volta. As palavras que dirigirmos a alguém ou sobre alguém, poderão causar danos irreparáveis, e penso que não existe prazer nenhum em procurar destruir outra pessoa. Que prazer pode existir em ofender-se alguém?
Devemos pensar bem antes de deixar passar uma ocasião em nossa vida. Pode estar nessa viagem, nesse namoro, nessa mudança de emprego, nessa proposta maluca, a grande chance.
E, principalmente, não podemos nos esquecer de que o tempo não volta. É inexorável, e por essa razão, devemos viver um dia de cada vez, não deixando passar para amanhã tudo aquilo que podemos fazer hoje, principalmente se for alguma atitude de ajuda. Se pudermos ser úteis, se alguém precisa de nós, não devemos deixar essa ajuda para amanhã. Poderá ser tarde demais.
Desejo a todos UM LINDO E GOSTOSO DIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário